Você sabe o que é a Sífilis? Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível, causada por uma bactéria Treponema pallidum. Nesse sábado (20), é o dia Nacional de Combate à Sífilis. A sífilis normalmente é transmitida pelo ato sexual, através de pequenos cortes na pele ou por membranas mucosas. A infecção se apresenta em três fases com sintomas distintos de acordo com o grau da doença.
No Brasil, em 2017 houve um aumento significativo da infecção principalmente pelo descuido dos jovens, cerca de 27,9%. Esse aumento também foi percebido na transmissão congênita (transmitida da mãe para o bebê pela placenta ou no momento do parto), cerca de 3%.
Por ser uma doença silenciosa, é importante estar atento aos detalhes que a infecção possa apresentar e realizar o tratamento de maneira adequada e para que haja eficácia nos resultados esperados. Em seus diferentes estágios, os sintomas apresentam-se de formas diferentes e podem ser confundidos com infecções simples.
Tratamento Quando diagnosticada precocemente, a sífilis não costuma causar maiores danos à saúde e o paciente costuma ser curado rapidamente. O tratamento para sífilis mais indicado pelos médicos é feito à base de penicilina, um antibiótico comprovadamente eficaz contra a bactéria causadora da doença.
Uma única injeção de penicilina já é o bastante para impedir a progressão da sífilis, principalmente se ela for aplicada no primeiro ano após a infecção. Se não, o paciente poderá precisar de mais de uma injeção.
Prevenção O uso da camisinha e ter relações sexuais seguras são a melhor forma de prevenir a sífilis. A camisinha é medida preventiva não só para sífilis, mas também para todas as outras doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).
Ter relações sexuais com pessoas distintas aumenta o risco de contrair a doença, mas o mais importante é sempre fazer uso do preservativo.
Repórter Jaiderson Henrique, sob a supervisão de Lucas Santos